quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Estátuas e conjuntos escultórios da cidade - Rotunda dos Colegiais

A Câmara Municipal de Évora instalou em 2005 uma escultura da autoria do mestre António Charrua na Rotunda dos Colegiais, por forma a requalificar aquele espaço que estava coberto por vegetação. A escultura, denomina-se o Diálogo de Ícaro com o Sol e está no centro da fonte ornamental que a delimita.

Esta peça, executada em aço cortene, tem cerca 6,5 m de altura e base quadrangular. A fonte ornamental tem um anel de pulverização implantado a um nível superior (envolvente à base quadrangular) e uma cascata circular, formada por um conjunto de degraus à volta. A água projectada é recuperada por um tanque perímetral, assegurando assim a sua recirculação. A iluminação cénica da fonte e da escultura valorizam o local durante a noite.

António Charrua nasceu em 1925 em Lisboa. Vive desde há muito em Évora, de onde é natural a sua família. Ingressou em Arquitectura, mas desde cedo preferiu as artes plásticas, nomeadamente pintura e escultura. A sua obra é apontada como uma das grandes referências da arte portuguesa da segunda metade do século XX.

Expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro nas mais conceituadas mostras e locais, tendo recebido, entre outras distinções, a Medalha de Mérito Municipal (Classe Ouro) em 2000 por ocasião do Dia da Cidade de Évora, sendo apontado como “exemplo de qualidade e coerência estilística e de dedicação à arte”.

In: www.cm-evora.pt/pt/conteudos/areas+tematicas/Arte+P%C3%BA...

Fonte: https://www.flickr.com/photos/vitor107/6998298181/


Foto: José Botelheiro (Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.